terça-feira, 30 de agosto de 2011

Oficina de Meio Ambiente educa para comunidade sustentável do Loteamento Eldorado

Na última sexta, 26 de agosto, as 19hs, na Escola Setembrina, Viamão, o Trabalho Social do Loteamento Eldorado, Pda 70 em Viamão, promoveu a oficina de capacitação sobre Meio Ambiente e desenvolvimento sustentável, com a participação de 80 pessoas – entre beneficiários, familiares, convidados e técnicos. O projeto é desenvolvido pela Cooperativa Habitacional dos Correios (COOHRREIOS) através do Programa Minha Casa Minha Vida do Ministério das Cidades/Governo Federal, e está construindo 157 casas para famílias de 1 a 3 salários mínimos. Além da formação bimestral, ocorrem visitas e inspeção das obras feitas pelos mutuários e pela Comissão de Acompanhamento das Obras.


 Durante a palestra foi destacado a importância do armazenamento da água da chuva através de cisternas sendo a agua da chuva mais sustentável para o uso domestico; a necessidade da arborização que proporciona beleza, equilíbrio da temperatura (no micro-clima) e sendo frutíferas, promove alimentação saudável; a validade de uma horta-comunitária para a saúde coletiva, além da solução alternativa para o esgoto pluvial e cloacal que, através de fossas especiais, pode gerar economia nos custos ao ser utilizado como adubação, irrigação e lavagem de áreas externas na residência. Para maior sustentabilidade individual e coletiva, pois diminui o consumo de eletricidade, é possível o uso de aquecimento solar, com tecnologias de construção caseira e de baixo custo financeiro.

Em relação ao andamento das obras, os construtores e a equipe de obras relataram o bom andamento das mesmas que alcançou o número de 144 alvenarias (de um total de 157) sendo que muitas têm reboco e instalações elétricas e hidro sanitárias.  E nesta semana será feita mais uma medição pela Caixa Econômica Federal, visando a liberação de mais uma parcela de recursos do Projeto.

A próxima reunião do grupo de 157 beneficiários cooperados e parceir@s, será no dia 1 de outubro, sábado, às 15 horas, no canteiro de obras do Loteamento e será um encontro de integração com comunidade local.

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.